Ashvagandha e seus 12 benefícios para a saúde

Ashvagandha é uma erva medicinal incrivelmente saudável. É classificada como um “adaptógeno” (Na área psíquica, os adaptógenos reduzem os prejuízos causados pelo estresse, e ainda melhoram a cognição, a memória e dão tranquilidade emocional).

A aswhagandha também fornece vários de outros benefícios para o seu corpo e cérebro.
Por exemplo, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, reduzir o cortisol, aumentar a função cerebral e ajudar a combater os sintomas de ansiedade e depressão.

Aqui estão 12 benefícios de ashvagandha que são apoiados pela ciência:

 

1. É uma erva medicinal antiga

Ashvagandha é uma das ervas mais importantes do Ayurveda, a medicina milenar baseada em princípios indianos de cura natural.

Ele tem sido usado por mais de 3.000 anos para aliviar o estresse, aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração. Na medicina ayurvédica, ashwagandha é considerada um Rasayana. Isso significa que é uma erva que ajuda a manter a juventude, tanto mental como fisicamente.

“Ashvagandha” em sânscrito quer dizer “cheiro do cavalo”, que se refere tanto ao seu cheiro peculiar quanto à capacidade de aumentar a força.

Seu nome botânico é Withania somnifera , e também é conhecido por vários outros nomes mais populares, incluindo “ginseng indiano” e “cereja de inverno”.
A planta de ashvagandha é um arbusto pequeno com flores amarelas, nativa da Índia e do norte da África. Extratos ou pó da raiz ou mesmo folhas da planta são usados ​​para tratar uma variedade de situações.

Muitos dos seus benefícios para a saúde são atribuídos à alta concentração de withanolides, que demonstraram combater a inflamação e o crescimento de tumores.

 

2. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue

Em vários estudos, ashvagandha mostrou diminuir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo com tubo de ensaio revelou que aumentou a secreção de insulina e a melhora da sensibilidade à insulina nas células musculares. Vários estudos em humanos confirmaram sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue tanto em pessoas saudáveis ​​quanto em pessoas com diabetes.
Em um estudo em pessoas com esquizofrenia, aqueles tratados com ashvagandha, durante 4 semanas, tiveram uma redução média nos níveis de açúcar no sangue em jejum de 13,5 mg / dL, em comparação com uma redução de 4,5 mg / dL nos que receberam um placebo.
Além disso, em um pequeno estudo de 6 pessoas com diabetes tipo 2, suplementando com ashvagandha, durante 30 dias, baixou os níveis de açúcar no sangue em jejum de forma eficaz como uma medicação oral para diabetes.

 

3. Tem propriedades anti-câncer

Estudos em animais e test-tube descobriram que ashvagandha ajuda a induzir a apoptose ou a “morte celular programada” de células cancerígenas. Também impede o crescimento de novas células cancerígenas de várias maneiras.
Acredita-se que uma dessas formas seja a geração de espécies reativas de oxigênio (ROS), que são tóxicas para as células cancerosas, mas não as células normais. Outro mecanismo faz com que as células cancerosas se tornem menos resistentes à apoptose.
Estudos em animais sugerem que pode ser benéfico para o tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, pulmão, cólon, cérebro e ovário. Em um estudo, os camundongos com tumores ovarianos tratados com ashvagandha sozinhos ou em combinação com um fármaco anti-câncer tiveram uma redução de 70-80% no crescimento tumoral. O tratamento também impediu a metástase, a disseminação do câncer em outros órgãos.
Embora ainda não haja estudos para confirmar esses resultados em humanos, a pesquisa até o momento é encorajadora.

 

4. Pode reduzir os níveis de cortisol

O cortisol é conhecido como “hormônio do estresse” porque suas glândulas supra-renais o libertam em resposta ao estresse e quando seus níveis de açúcar no sangue estão muito baixos.
Em alguns casos, os níveis de cortisol podem se tornar cronicamente elevado, o que pode levar a altos níveis de açúcar no sangue e aumentar o armazenamento de gordura no abdômen.
Estudos demonstraram que ashvagandha pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol.  Em um estudo controlado com adultos com estresse crônico, o grupo que suplementou com ashvagandha, apresentou reduções significativamente maiores no cortisol do que o grupo que não usou (redução de 30%, em média).

 

5. Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade

Ashvagandha é talvez mais conhecido por sua capacidade de reduzir o estresse. Pesquisadores que analisaram seus efeitos em cérebros de ratos relataram que bloqueou a via de estresse regulando a sinalização química no sistema nervoso.
Vários estudos humanos controlados mostraram que ele pode efetivamente reduzir os sintomas em pessoas com distúrbios de estresse e ansiedade. Em um estudo de 60 dias com 64 pessoas com estresse crônico, aqueles no grupo com ashvagandha relataram uma redução média de 69% na ansiedade e insônia, em comparação com 11% no grupo placebo.
Em outro estudo com duração de 6 semanas, 88% das pessoas que tomaram ashvagandha relataram uma redução na ansiedade, em comparação com 50% que tomaram um placebo.

 

6. Pode reduzir os sintomas da depressão

Embora não tenha sido muito estudado, alguns estudos sugerem que ashvagandha pode ajudar a aliviar a depressão. Em um estudo controlado de 60 dias em adultos estressados, aqueles que tomaram 600 mg por dia, relataram uma redução de 79% na depressão grave. Ao mesmo tempo, o grupo placebo reportou um aumento de 10%.

 

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7. Pode impulsionar a testosterona e aumentar a fertilidade em homens

Os suplementos de Ashvagandha podem ter efeitos poderosos nos níveis hormonais masculinos e na saúde reprodutiva. Em um estudo com 75 homens inférteis, o grupo tratado com ashvagandha teve um aumento na contagem e motilidade (mobilidade) dos espermatozóides.
Além disso, o tratamento levou a um aumento significativo nos níveis de testosterona. Os pesquisadores também relataram que o grupo que tomou a erva experimentou níveis de antioxidantes aumentados no sangue. Em outro estudo, os homens que receberam ashvagandha pelo estresse, apresentaram níveis antioxidantes mais altos e melhor qualidade de esperma. Após 3 meses de tratamento, 14% dos parceiros masculinos engravidaram.

 

8. Ashwagandha pode aumentar a massa muscular e a força

A pesquisa mostrou que ashvagandha pode melhorar a composição corporal e aumentar a força. O objetivo de um estudo foi determinar uma dosagem segura e eficaz para ashvagandha. Homens saudáveis ​​que tomaram 750-1250 mg por dia ganharam massa muscular e perderam gordura após 30 dias.
Em outro estudo, o grupo ashvagandha teve ganhos significativamente maiores na força e tamanho muscular. Também apresentou mais do dobro a redução na porcentagem de gordura corporal em comparação com o grupo placebo.

 

9. Pode reduzir a inflamação

Vários estudos em animais mostraram que ashvagandha ajuda a diminuir a inflamação.

Estudos em humanos descobriram que aumenta a atividade de células assassinas naturais, que são células imunes que combatem a infecção e ajudam você a permanecer saudável.
Também foi demonstrado que diminui os marcadores de inflamação, como a proteína C-reativa (CRP – do inglês C-reactive protein – a proteína C reativa alta indica a presença de alguma inflamação ou infecção no corpo). Este marcador está ligado a um risco aumentado de doença cardíaca.
Em um estudo controlado, o grupo que tomou 250 mg de ashvagandha diariamente apresentou uma diminuição média de 36% na CRP, em comparação com uma diminuição de 6% no grupo do placebo.

 

10. Pode baixar o colesterol e os triglicerídeos

Além de seus efeitos anti-inflamatórios, ashvagandha pode ajudar a melhorar a saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol e triglicerídeos (triglicérides, ou triglicerídeos, são a reserva de energia do corpo humano, eles têm a função de fornecer “combustível” para os músculos).

Estudos em animais descobriram que diminui significativamente essas gorduras sanguíneas. Um estudo em ratos descobriu que baixou o colesterol total em até 53% e triglicerídeos em quase 45%. Enquanto estudos humanos controlados relataram resultados menos dramáticos, ainda houve algumas melhorias impressionantes nesses marcadores.

Em um estudo de 60 dias com adultos com estresse crônico, o grupo que recebeu a dose mais alta de ashvagandha apresentou uma redução de 17% no colesterol LDL e uma diminuição de 11% nos triglicerídeos, em média.

 

11. Pode melhorar a função do cérebro, incluindo a memória

Testes em tubos e estudos de animais sugerem que ashvagandha pode reduzir a memória e problemas de função cerebral causados ​​por lesão ou doença.
Os pesquisadores mostraram que a erva promove a atividade antioxidante que protege as células nervosas de radicais livres nocivos. Em um estudo, ratos epilépticos tratados com ashvagandha apresentaram quase uma reversão completa do comprometimento da memória espacial. Isso provavelmente foi causado por uma redução no estresse oxidativo.
Embora a ashvagandha tenha sido tradicionalmente usada para impulsionar a memória na prática ayurvédica, neste ponto, há apenas uma pequena quantidade de pesquisa humana nesta área. Em um estudo controlado, pesquisadores que utilizaram homens saudáveis, com 500 mg da erva diariamente, relataram melhorias significativas em seu tempo de reação e desempenho da tarefa, em comparação com homens que receberam um placebo.

 

12. Ashvagandha é seguro para a maioria das pessoas e está amplamente disponível

A ashvagandha é um suplemento seguro para a maioria das pessoas. No entanto, certos indivíduos não devem consumi-lo, incluindo mulheres grávidas e amamentando.
Pessoas com doenças auto-imunes também devem evitar a erva, a menos que autorizadas por um médico.
Isso inclui pessoas com condições como artrite reumatóide, lúpus, tireoidite de Hashimoto e diabetes tipo 1.
Além disso, aqueles em medicação para doença da tiróide devem ser cuidadosos ao tomar ashvagandha, pois pode potencialmente aumentar os níveis de hormônio da tireoide em algumas pessoas.
Também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e pressão arterial, portanto, as doses de medicação podem precisar ser ajustadas se você tomar.
As doses de Ashvagandha em estudos tipicos, variaram entre 125 – 250 mg por dia. Nos estudos em que foram realizadas diferentes doses, a dosagem mais elevada geralmente produziu melhorias mais dramáticas.
Se você deseja complementar sua dieta com ashvagandha, procure o extrato de raiz ou pó em cápsulas de 250-500 mg e use uma ou duas vezes por dia.
É oferecido por vários fabricantes de suplementos e disponível em lojas de alimentos saudáveis, lojas de vitaminas e de vários varejistas online.

 

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Fonte:

http://www.healthline.com/nutrition/12-proven-ashwagandha-benefits#section12

 

 

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