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Ayurveda: entenda os 3 tipos de Doshas

De acordo com a Ayurveda, nosso estado natural é de saúde, felicidade e uma sensação interior de bem-estar. A saúde é definida como o corpo livre de toxinas, a mente está em paz, as emoções estão calmas e felizes, os resíduos são eliminados com eficiência e os órgãos funcionam normalmente. Em um mundo agitado, estressante e tóxico, nossos sistemas físico e mental acumulam toxinas, causando deterioração no funcionamento corporal. Isso eventualmente enfraquece nossos sistemas, o que abre a porta para o desenvolvimento de doenças crônicas, degenerativas e não específicas. Estes podem evoluir para doenças específicas graves, prejudicando a saúde e o bem-estar de um indivíduo.

Entendendo os Doshas para nos mantermos em equilíbrio

Com base nos cinco elementos, surge a teoria tridosha. Os doshas são energias básicas que existem em proporções únicas em cada organismo, alimento e, até mesmo, estação do ano. Todos têm um papel essencial a desempenhar e nenhum é melhor do que o outro.

VATA

dosha vata
Vata: A energia do movimento
Vata fornece o movimento essencial para todos os processos corporais e é extremamente vital para a saúde. Em uma base anual, vāta é mais proeminente no outono e na mudança das estações, e esses são os momentos mais importantes para se ter cuidado com a dieta e o estilo de vida. Um dos objetivos das considerações de estilo de vida é estabilizar esse movimento. A rotina é muito útil para ajudar o indivíduo Vata a aterrar com eficácia toda essa energia em movimento.

Uma pessoa com Vata predominante é abençoada com uma mente rápida, flexibilidade e criatividade. Mentalmente, eles geralmente entendem os conceitos rapidamente, mas depois os esquecem com a mesma rapidez. Alerta, inquieto e muito ativo, o povo Vata anda, fala e pensa rápido, mas se cansa facilmente. Eles tendem a ter menos força de vontade, confiança, ousadia e tolerância à flutuação do que outros tipos e muitas vezes se sentem instáveis ​​e sem chão. Quando desequilibrados, os tipos Vata podem ficar com medo, nervosos e ansiosos. No mundo externo, os tipos Vata tendem a ganhar dinheiro rapidamente e gastá-lo rapidamente. Eles não são bons planejadores e, como consequência, podem sofrer dificuldades econômicas.

Os tipos Vata têm apetite e digestão variáveis. Eles são frequentemente atraídos por alimentos adstringentes, como salada e vegetais crus, mas sua constituição é equilibrada por alimentos quentes e cozidos e sabores doces, azedos e salgados. Com tendência a produzir pouca urina, suas fezes costumam ser duras, secas e pequenas em tamanho e quantidade.

Vata reside no cólon, bem como no cérebro, orelhas, ossos, articulações, pele e coxas. Pessoas Vata são mais suscetíveis a doenças que envolvem o princípio do ar, como enfisema, pneumonia e artrite. Outros distúrbios Vata comuns incluem flatulência, tiques, espasmos, dores nas articulações, pele e cabelo secos, distúrbios nervosos, constipação e confusão mental. O Vata no corpo tende a aumentar com a idade, conforme demonstrado pelo ressecamento e enrugamento da pele.

Já que os atributos de Vata são secos, leves, frios, ásperos, sutis, móveis e claros, qualquer uma dessas qualidades em excesso pode causar desequilíbrio. Viagens frequentes, especialmente de avião, ruídos altos, estimulação contínua, drogas, açúcar e álcool, todos desorganizam o vata, assim como a exposição a alimentos e líquidos frios. Como o vento, os tipos vata têm dificuldade em se tornar e permanecer ancorados. A rotina é difícil, mas essencial para que o vata seja abaixado e controlado. É melhor para os tipos vata irem para a cama por volta das 22h, pois precisam de mais descanso do que os outros tipos. Em geral, pessoas com vata excessivo respondem mais rapidamente a alimentos pesados, quentes, úmidos, ligeiramente oleosos. Banhos de vapor, umidificadores e umidade em geral são úteis. A massagem diária com óleo antes do banho ou duche também é recomendada.

Considerações dietéticas para Vata
As diretrizes alimentares gerais para diminuir o vata incluem alimentos quentes, bem cozidos e untuosos. Deve-se fazer pequenas refeições três ou quatro vezes ao dia e pode lanchar conforme necessário, mantendo um intervalo de duas horas entre cada refeição. A regularidade na hora das refeições é importante para o vata. Aqueles com constituição dominante de Vata se dão bem com refeições de uma panela, como sopas e ensopados. Eles podem usar mais óleo para cozinhar seus alimentos do que os outros dois doshas e ter uma digestão melhor se limitarem a ingestão de alimentos crus.

Aveia e arroz bem cozidos são bons para Vata porque não secam muito quando cozidos com bastante água e manteiga ou ghee. Embora vegetais cozidos sejam melhores para Vata, uma salada ocasional com um bom molho oleoso ou cremoso é aceitável. Tomate, batata, berinjela e pimentão, bem como espinafre devem ser evitados se a pessoa Vata tiver articulações ou músculos rígidos e doloridos. Frutas doces, maduras e suculentas são boas para Vata. As frutas adstringentes e ressecantes, como cranberries, romãs e maçãs cruas, devem ser evitadas. A fruta deve sempre ser comida sozinha com o estômago vazio.

Muitas pessoas Vata podem satisfazer sua necessidade de proteína pelo uso criterioso de produtos lácteos, mas também podem usar ovos, frango, peru, peixe fresco e carne de veado, se desejarem. As leguminosas são difíceis de digerir e devem ser consumidas em quantidade limitada por aqueles que tentam pacificar o Vata. As leguminosas devem ser do tipo divididas e embebidas antes de cozinhar. Cozinhá-los com um pouco de óleo e especiarias, como açafrão-da-índia, cominho, coentro, gengibre, alho e hing (assafétida), ajudará a evitar que o Vata seja perturbado.

Todas as nozes e sementes são boas para Vata, mas devem ser usadas como manteiga ou leite. Dez amêndoas, embebidas em água durante a noite com as películas removidas na manhã seguinte, são um alimento matinal satisfatório. O óleo de gergelim aquece o Vata, mas todos os óleos são bons. Todos os laticínios são bons para Vata, com queijo duro sendo consumido com moderação. Todas as especiarias são boas, mas não devem ser usadas em demasia. Vatas pode tomar meio copo de vinho, diluído em água, durante ou após uma refeição. Como as pessoas Vata tendem a ser viciadas, elas devem evitar açúcar, cafeína e tabaco. A própria intensidade pode ser inebriante para Vata, portanto, deve-se buscar relaxamento e meditação para reduzir Vata.

Diretrizes gerais para balanceamento de Vata:
Mantenha morno
Mantenha a calma
Evite alimentos frios, congelados ou crus
Evite frio extremo
Coma alimentos quentes e temperos
Mantenha uma rotina regular
Descanse bastante

PITTA

pitta
Pitta – A energia da digestão e metabolismo
Os tipos Pitta possuem muitas das qualidades do fogo. O fogo é quente, penetrante, agudo e agitador. Da mesma forma, as pessoas Pitta têm corpos quentes, ideias penetrantes e inteligência aguçada. Quando desequilibrados, eles podem ficar muito agitados e de temperamento explosivo. O tipo de corpo Pitta é de altura e constituição medianas, com pele avermelhada ou acobreada. Eles podem ter muitas manchas e sardas. Sua pele é quente e menos enrugada do que a pele Vata. Seu cabelo tende a ser sedoso e frequentemente experimentam envelhecimento prematuro ou queda de cabelo. Seus olhos são de tamanho médio e a conjuntiva é úmida. O nariz é pontiagudo e a ponta tende a ser avermelhada.

Aqueles com constituição Pitta dominante têm um metabolismo forte, boa digestão e apetites fortes. Gostam de muita comida e líquidos e tendem a adorar temperos quentes e bebidas frias. No entanto, sua constituição é equilibrada por sabores doces, amargos e adstringentes. O sono das pessoas Pitta é saudável e de duração média. Produzem grande quantidade de urina e fezes, que tendem a ser amareladas, macias e abundantes. Eles transpiram facilmente e suas mãos e pés permanecem quentes. Pessoas Pitta têm uma tolerância menor à luz solar, calor e trabalho físico pesado.

Mentalmente, os tipos Pitta são alertas e inteligentes e têm bons poderes de compreensão. No entanto, são facilmente agitados e agressivos e tendem ao ódio, raiva e ciúme quando desequilibrados. No mundo externo, as pessoas Pitta gostam de ser líderes e planejadores e buscar a prosperidade material. Eles gostam de exibir suas riquezas e posses. Pessoas Pitta tendem a ter doenças que envolvem o princípio do fogo, como febres, doenças inflamatórias e icterícia. Os sintomas comuns incluem erupções cutâneas, sensação de queimação, ulceração, febre, inflamações ou irritações, como conjuntivite, colite ou dor de garganta.

Uma vez que os atributos de Pitta são oleosos, quentes, leves, móveis, dispersantes e líquidos, o excesso de qualquer uma dessas qualidades agrava Pitta. O verão é uma época de calor, a estação Pitta. Queimadura de sol, hera venenosa, calor espinhoso e temperamento explosivo são comuns. Esses tipos de distúrbios Pitta tendem a se acalmar à medida que o clima fica mais frio. As mudanças na dieta e no estilo de vida enfatizam o frescor – alimentos frescos, evitar pimentas e temperos e climas frios. Pessoas com Pitta excessivo precisam se exercitar na parte mais fria do dia.

Considerações dietéticas para Dosha Pitta
As diretrizes alimentares gerais para pacificar Pitta incluem evitar alimentos ácidos, salgados e picantes. O vegetarianismo é melhor para pessoas Pitta e elas devem evitar comer carne, ovos, álcool e sal. Para ajudar a acalmar sua agressividade e compulsividade naturais, é benéfico incorporar alimentos e sabores doces, refrescantes e amargos em suas dietas.

A cevada, o arroz, a aveia e o trigo são bons grãos para indivíduos com dominância de Pitta e os vegetais devem constituir uma parte substancial de sua dieta. Tomate, rabanete, pimenta, alho e cebola crua devem ser evitados. Na verdade, qualquer vegetal que esteja muito azedo ou quente agravará o Pitta, mas a maioria dos outros vegetais ajudará a acalmá-lo. Rabanetes limpam o fígado quando Pitta está em equilíbrio, mas devem ser evitados de outra forma. Saladas e vegetais crus são bons para tipos de Pitta na primavera e no verão, assim como frutas doces. Frutas ácidas devem ser evitadas, exceto limas, usadas com moderação.

Alimentos de origem animal, especialmente frutos do mar e ovos, devem ser ingeridos com moderação pelos tipos Pitta. Frango, peru, coelho e veado vão bem. Todas as leguminosas, exceto as lentilhas vermelhas e amarelas, são boas em pequenas quantidades, sendo as lentilhas escuras, o grão de bico e o feijão mungo (ou Moyashi) os melhores.

A maioria das nozes e sementes tem muito óleo e podem aquecer o Pitta. No entanto, o côco refresca e as sementes de girassol e abóbora são boas ocasionalmente. Pequenas quantidades de óleo de coco, oliva e girassol também são boas para Pitta.
Produtos lácteos doces são bons e incluem leite, manteiga sem sal, ghee e queijos macios e sem sal. O iogurte pode ser usado se for misturado com especiarias, um pouco de dulçor e água. Pessoas que são Pitta podem abusar mais de alimentos doces do que os outros dois doshas porque ele alivia Pitta (entenda por alimento com sabor adocicado ok? Não estamos nos referindo a açúcar ao pé da letra). No entanto, devem-se evitar temperos picantes, utilizando predominantemente cardamomo, canela, coentro, erva-doce e cúrcuma, com pequenas quantidades de cominho e pimenta-do-reino.

Café, álcool e tabaco devem ser completamente evitados, embora a cerveja ocasional possa ser relaxante para uma pessoa Pitta. O chá preto também pode ser usado ocasionalmente com um pouco de leite e uma pitada de cardamomo.

Diretrizes gerais para equilibrar Pitta:
Evite calor excessivo
Evite óleo excessivo
Evite vapor excessivo
Limite a ingestão de sal
Coma alimentos refrescantes e não picantes
Exercite-se durante a parte mais fria do dia

 

KAPHA – A Energia da Lubrificação

kapha
Os tipos Kapha são abençoados com força, resistência. Em equilíbrio, eles tendem a ter disposições doces e amorosas e são estáveis ​​e fundamentados. Sua pele é oleosa e lisa. Fisicamente, as pessoas Kapha podem ganhar peso com facilidade e ter um metabolismo lento. Eles tendem a evitar exercícios. Têm pele grossa e seus corpos e músculos são bem desenvolvidos. Seus olhos são grandes e atraentes, com cílios e sobrancelhas grossas e longas. Pessoas Kapha evacuam lentamente e as fezes tendem a ser moles, pálidas e oleosas. A transpiração é moderada. O sono é profundo e prolongado. Os tipos Kapha são atraídos por alimentos doces, salgados e oleosos, mas suas constituições são mais equilibradas pelos sabores amargos, adstringentes e picantes.

Psicologicamente, as pessoas Kapha tendem a ser calmas, tolerantes e que praticam o perdão. No entanto, eles podem se tornar letárgicos. Embora possam ser lentos para compreender, sua memória de longo prazo é excelente. Quando desequilibrados, os Kaphas tendem a experimentar ganância, inveja, apego e possessividade. No mundo externo, as tendências Kapha em direção à firmeza, estabilidade e apego os ajudam a ganhar e manter o dinheiro.

Eles são mais propensos a ter doenças relacionadas ao princípio da água, como gripe, congestão nasal e outras doenças que envolvem mucosas. Lentidão, excesso de peso, diabetes, retenção de água e dores de cabeça também são comuns para este dosha. Kapha pode ficar mais agravado à medida que a lua fica cheia, porque há uma tendência de retenção de água nessa época. O inverno é a época de maior acúmulo de Kapha e, após o equilíbrio do Kapha, as mudanças na dieta e no estilo de vida são mais importantes durante essa estação.

Considerações dietéticas para dosha Kapha
As diretrizes dietéticas para pessoas Kapha enfatizam os sabores amargos, adstringentes e picantes. Na verdade, eles precisam de alimentos que revigorem suas mentes, limitando o consumo geral de alimentos. Eles devem evitar laticínios e gorduras de qualquer tipo, especialmente alimentos fritos ou gordurosos.

Aqueles com constituição dominante kapha precisam de menos grãos do que as constituições Pitta ou Vata, com trigo sarraceno e painço sendo grãos ideais para eles, seguidos de cevada, arroz e milho. Grãos torrados ou cozidos secos são os melhores. Todos os vegetais são bons para kapha, mas deve-se enfatizar mais as verduras com folhas e os vegetais cultivados acima do solo do que os vegetais com raízes, evitando vegetais muito doces, azedos ou suculentos. Geralmente as pessoas kapha podem comer vegetais crus, embora cozidos no vapor ou assados sejam mais fáceis de digerir. Frutos muito doces ou azedos devem ser evitados, sendo preferíveis os mais adstringentes e ressecantes, como maçãs, damascos, cranberries, mangas, pêssegos e peras.

Raramente os kaphas precisam de alimentos de origem animal e, quando o fazem, devem ser cozidos a seco – assados, assados, grelhados – nunca fritos. Eles poderiam comer frango, ovos, coelho, frutos do mar e veado. Como seus corpos não requerem grandes quantidades de proteínas, eles também não deveriam comer leguminosas em excesso, embora estes sejam melhores para eles do que carne por causa da falta de gordura. Feijão preto, feijão mungo e lentilhas vermelhas são os melhores para os tipos kapha.

As qualidades pesadas das nozes e sementes agravam kapha, assim como o óleo nelas contido. Sementes ocasionais de girassol e abóbora vão bem. Os óleos de amêndoa, milho, cártamo ou girassol também podem ser usados ​​em pequenas quantidades. O mesmo vale para os laticínios: em geral, os kapha devem evitar as qualidades pesadas, refrescantes e doces dos laticínios. Um pouco de ghee para cozinhar e um pouco de consumo de leite de cabra são bons para os tipos kapha.

Como as pessoas kapha devem evitar doces, o único adoçante que devem usar é mel cru (evitando aquecer). No entanto, eles podem usar todas as especiarias, exceto o sal, sendo o gengibre e o alho os mais indicados. Uma pessoa cujo dosha dominante é kapha e que tem muito pouca influência dos outros dois doshas, pode se beneficiar do uso ocasional de estimulantes como café e chá. Eles também não são tão prejudicados pelo fumo e pelas bebidas destiladas. No entanto, eles realmente não precisam de álcool. Se decidirem usar álcool, o vinho é sua melhor escolha.

Diretrizes gerais para equilibrar kapha:
Faça bastante exercício
Evite alimentos pesados
Mantenha-se ativo
Evite laticínios
Evite alimentos ou bebidas geladas
Varie sua rotina
Evite alimentos gordurosos e oleosos
Coma alimentos leves e secos
Sem cochilos diurnos
Lembre-se de que seu progresso em direção ao equilíbrio e à saúde é proporcional a quão bem você segue as diretrizes de dieta e estilo de vida. Antigos hábitos às vezes são difíceis de se livrar e suas mudanças podem ser muito graduais, mas, para alcançar o progresso, as mudanças precisam ser feitas. Você é responsável por seu próprio progresso!

 

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Fonte: Vasant Lad, MASc e The Ayurvedic Institute.